quarta-feira, 2 de julho de 2008

FRATURAS

Primeiros Socorros

Lesões Ósseas


As fraturas são ocasionadas pela ruptura completa ou parcial na continuidade dos ossos. Podem ser classificadas em:
Fechadas: quando a pele do local fraturado não se rompe;Abertas ou expostas: quando a pele se rompe e o osso fica exposto. Esta ruptura pode ser causada por algum objeto cortante ou pelos próprios fragmentos ósseos. Neste caso, a probabilidade de infecção é muito grande, e por isso a fratura deve ser examinada com atenção pelo médico.
Ainda se pode classificar a fratura por sua extensão:
Completa: envolve toda a espessura do osso;Incompleta: envolve apenas uma parte do diâmetro do osso.

Sinais e sintomas
Dor profunda na área fraturada;Hematoma (ruptura de vasos sanguíneos, com acúmulo de sangue no local);Paralisia por lesão dos nervos;Movimentos com estalos (semelhantes ao som de amassar de papel).

Como ajudar?
Não tente colocar o osso da vítima no lugar;Procure não limpar os ferimentos. Movimentos desnecessários podem provocar complicações sérias e infecções;Dê analgésico via oral, para amenizar a dor;Coloque compressa de gelo na área traumatizada para diminuir a dor e o inchaço;Caso não tenha certeza da fratura, trate a vítima como se a ruptura realmente tivesse ocorrido, imobilizando a região;Chame o médico o mais rápido possível, ou leve a vítima ao hospital.

Fraturas nos braços
Se o osso não estiver exposto, faça compressa com gelo

Caso a fratura seja exposta, enfaixe com gazes; Imobilize com materiais improvisados, como tiras de pano e pedaços de madeira;
Coloque o membro fraturado no material usado para a imobilização;Enrole a tala com as ataduras, para que fique bem firme;Leve o paciente imediatamente ao hospital; Caso a fratura seja nos braços, faça uma tipóia, como mostra a figura abaixo:
Coloque uma atadura triangular, uma camisa ou pano sobre o tórax da vítima, e amarre as pontas.

Fraturas na coluna vertebral

A coluna vertebral é responsável por várias funções importantíssimas, como respiração e movimentação. Portanto, a fratura da coluna pode provocar lesões importantes, principalmente na medula óssea, causando danos irreversíveis.

Sinais e sintomas
Incapacidade ou problemas com a movimentação de membros;Perda de sensibilidade nas pernas;Formigamento em alguma parte do corpo, principalmente nas pernas;Dor no pescoço e na região lombar.
Como ajudar?
Não deixe a vítima se mexer; qualquer movimento inadequado pode trazer conseqüências gravíssimas;Chame a emergência imediatamente.
Como imobilizar a vítima?
Identifique a área lesada, cortando a roupa;Retire anéis e braceletes que possam vir a comprometer a circulação;Cubra as lesões com curativos;Acolchoe imobilizadores que possam machucar a vítima;Imobilize a área acima e abaixo da articulação lesada, de forma que a vítima não possa movimentar a região.

Material usado para imobilização
Imobilizadores rígidos: são materiais flexíveis que, moldados ao corpo, conservam a estabilidade. Podem ser de madeira, papelão ou alumínio. Sua fixação no membro lesado é feita com bandagens;Bandagem: é o material usado para fixar um curativo sobre a ferida. Deve ser suficientemente justa para reduzir a dor e os sangramentos, e frouxa o bastante para permitir a circulação sanguínea. As bandagens mais usadas são as triangulares.
Outros procedimentos que também podem ser utilizados são:
Manter a vítima agasalhada e imóvel
Não mexer nem deixar ninguém tocar na vítima até a chegada de socorro
Não virar a vítima
Observar a respiração e estar pronto para iniciar a respiração boca a boca.
NA FALTA DE SOCORRO:
Transportar o paciente em maca ou padiola
Evitar abalos no transporte, para não agravar as lesões
Imobilizar com coleiras as lesões no pescoço







Fonte: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://hospitalgeral.com.br/1_com/pri_socorros/img/fratur1.jpg&imgrefurl=http://hospitalgeral.com.br/1_com/pri_socorros/fraturas.htm&h=181&w=200&sz=18&hl=pt-BR&start=142&um=1&tbnid=uyZzmJRVpmP7iM:&tbnh=94&tbnw=104&prev=/images%3Fq%3Dprimeiros%2Bsocorros%2B(fraturas)%26start%3D140%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26lr%3Dlang_pt%26sa%3DN
25/06/08 19:45
Nome: Raphael Silva Vieira
Curso: Técnico de Segurança do Trabalho
Disciplina: Informática
Prof. João Teixeira Carvalho
Escola Professor Jairo Grossi




06/2008
Caratinga - MG

Nenhum comentário: